segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Tammy Freitas


Olá amigos, eu sou Tammy Freitas, tenho 21 anos e estou cursando o último período de jornalismo na UNESA.
Gosto de acampar, nadar e fui desbravadora por muitos anos. Adoro ler e sou viciada em assistir seriados.
Faço estágio na TV Estácio, trabalho na produção, edição e reportagem.

As minhas idéias para o Projeto Rondon são:

1) Ministrar aulas da produção de notícia.
Já que a rádio local está desativada porque há falta de conhecimento para produção de programas, pretendo ministrar aulas que supram esta falta de conhecimento. Meu público alvo, são as pessoas que conduziam a rádio antes de ser desativada(preciso descobrir quem são estas pessoas);

2) Fazer o trabalho da assessoria de imprensa.
O "Forró Cultural" precisará de uma assessoria de imprensa. Inclusive eu já acertei com a Sapiens a produção dos folders da festa, precisamos apenas fazer a programação;

3) Fazer o diário da viagem.
A estacioradiosite cedeu um espaço no site para divulgarmos fotos, áudio, vídeos de todas as nossas atividades no Projeto Rondon em Alto Alegre;

4) Gravar um documentário.
O documentário será para mostrar o trabalho dos rondonistas e principalmente mostrar os hábitos culturais da população de Alto Alegre;

5) Servir de intercâmbio entre os demais rondonistas.
Ajudar em outras atividades que envolvam a comunicação.


A princípio é isso aí pessoal! Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo!

Tammy Freitas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Douglas Rios

Saudações!


Sou Douglas Vieira Rios, 28 anos.


Graduando atualmente em Gestão Ambiental e um dos Rondonistas. Em tempo passado cursei na UFRRJ, Engenharia Florestal, mas parei no 6º período. Alguns amigos me chamam de "Ronin".

Meus interesses estão focados em atuar nas áreas de Arborização Urbana, (a qual já ministrei um mini-curso) Consultoria, Recuperação de Áreas Degradadas, Sistemas de Gestão e Manejo Florestal Sustentável.


Seguem minhas propostas particulares de cursos, palestras e outras atividades.

1. Cursos de Curta Duração (15 horas/5 dias = 3 horas diárias). Neste tópico, seguindo recomendações dos professores, focarei em apenas 2 cursos.

"Manejo Florestal Sustentável (Noções Básicas)"


• Finalidade: Fornecer, passo a passo, os procedimentos para a implantação de sistemas florestais ou agroflorestais de forma sustentável, rentável e geradora de trabalho no campo, reduzindo o êxodo rural. As queimadas, problema recorrente da região, terão atenção especial. O material do curso está sendo reavaliado com base em documentos oficiais da Embrapa-RR.
• Público alvo: Lideranças locais, produtores rurais e estudantes do ensino médio (últimos anos)


"Administração e Manejo de Unidades de Conservação" ou

"Manejo Participativo de Produtos Florestais Não Madeireiros (Noções Básicas)" são os demais cursos, mas ainda é necessário decidir, de acordo com a realidade local, o mais adequado. Particularmente estou bem dividido.


2. Palestras (público geral)

"A Água e as Florestas Ribeirinhas"
"Alternativas ao uso do fogo na agricultura de Roraima"
"O Setor Florestal no Brasil"
"Produtos Florestais Não Madeireiros e seus Usos"


3. Exibição de Curtas (público geral)


"As Florestas Garantem a Vida" (09:40)
"As Ultimas Areas Silvestres da Terra (Biodiversidade)" (09:48)


4. "Escolinha de Kenjutsu"



• Finalidade: Realização de prática cultural, terminantemente não violenta, voltada ao aprimoramento humano, fomentando, principalmente, valores tradicionais e comportamento refinado através da coordenação e conceitos adquiridos.
• Público alvo: Jovens (12 a 25 anos)
• Atividades: Treino físico e mental. Os 20 minutos finais serão reservados para diálogos sobre o Bushido,(Caminho Filosófico seguido pelos samurais, que eram os guerreiros japoneses), e grandes nomes da história do Kenjutsu. O último dia reserva um treino especial. Planeja-se, caso possível, exibir o filme "O Último Samurai", e gerar o debate: "Quais os valores morais e intelectuais que fazem do homem o alicerce de uma Nação?"

Bom, agora é continuar o trabalho, auxiliar meus companheiros e receber sugestões!


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O começo

O Projeto Rondon é antes de tudo um trabalho que envolve as pessoas. Poderia escrever aqui muitas coisas baseada na experiência de outros rondonistas, mas assim eu seria parcial e leviana, não posso falar com autonomia sobre coisas que ainda não vivi.
Acredito que meus amigos rondosnistas da UNESA devem pensar de maneira semelhante, por isso criamos este blog, para registrar desde já nossas impressões sobre o projeto, confidenciar nossas experiências enquanto planejamos e executamos ações, e principalmete para divulgar este trabalho tão importante.
Nossa equipe será formada por 6 alunos de diferentes cursos e 2 professores. Cada um de nós terá a oportunidade de se apresentar e falar sobre suas idéias de trabalho!
Sejam Bem Vindos!