segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

De volta ao Rio de Janeiro!

Festa de encerramento do Projeto Rondon

Nossa última refeição em Alto Alegre antes de irmos para Boa Vista


Abraço coletivo na rondonista Emanuelle Mattos, as alunas dela já estavam com saudade

Olá queridos amigos!

As últimas atividades da equipe da Estácio no Rondon foram tão intensas que as postagens no blog foram interrompidas. Os alunos se formaram em seus respectivos cursos e nós voltamos à Boa Vista para o encerramento do projeto.
O encerramento foi emocionante, cheio de histórias emocionantes para contar, todos com a sensação do dever cumprido.
As despedidas foram a base de muito choro, a saudade bateu na porta antes mesmo da separação. Os rondonistas não queriam mais ir embora para seus lares e a população não conseguia imaginar a vida sem estes "tesouros" que eles tiveram por perto durante duas longas semanas.

No retorno pra casa mais choro no avião, trocas de e-mails, telefones, endereço, todos querendo manter contato, o clima de amizade atingiu a todos.

Enfim, o rondon foi mais do que uma lição de vida, foi a própria vida, foi amor, foi aprendizado, foi superação e muita emoção!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Muito Trabalho e um pouco de Diversão!

Oficina de radiojornalismo


Rondonista Douglas Rios aproveitando seu tempo livre para cavalgar



Rondonistas passeando pelo igarapé no dia de folga


Depois da última postagem, tivemos muitas atividades e pouco tempo pra usar a internet. Bom, vou começar contando o que aconteceu a partir da tarde de quinta-feira depois do último post.
Fomos até a Rádio Roraima, eu dei uma entrevista para o programa "Show do Povo" e falei da importância do Projeto Rondon. Aproveitei a oportunidade para convocar o sindicato dos radialistas para continuar o trabalho que eu começei esta semana com meus alunos da oficina de rádio depois que eu já estiver no Rio de janeiro.
Voltamos para Alto Alegre, participamos de uma palestra sobre apresentação pessoal com o coodenador Alexandre Fernandez.
Na sexta-feira, o dia foi repleto de atividades, as primeiras turmas de informática foram concluídas, as de gestão em atendimento e gestão ambiental também. A aula de rádio foi feita no carro de som de um dos alunos e a de assessoria de imprensa contou com a participação da professora Dinah Guimaraens que foi a entrevistada dos alunos.

Ainda nos preparamos para apresentar o filma Makunaíma para a população, mas ninguém foi na exibição do filme, ficamos esperando por um tempo e depois fomos dormir.

Hoje recebemos a visita do Capitão Vial pela manhã, ele foi verificar nossa situação, saber se estávamos precisando de alguma coisa. Ainda na parte da manhã, o rondonista Douglas Rios fez uma palestra sobre Manejo Florestal que contou com a participação de vários moradores da cidade.

Depois do almoço fomos até um Igarapé tomar banho, nossa primeira tarde de folga foi muito proveitosa, toda a equipe de rondonistas da Estácio e alguns funcionários da Prefeitura de Alto Alegre que têm sido muito gentis conosco.
Depois do Igarapé fomos num lugar que toca forró para conhecer um pouco mais da cultura local.
Fizemos bastante fotos, devido a internet aqui estar funcionando precariamente irei postá-las apenas quando der.

Não deixem de ler!

Reportagem: Tammy Freitas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Aventuras em Boa Vista

Tammy Freitas e Dinah Guimaraens no monumento em homenagem a Makunaíma
Tammy Freitas no monumento em homenagem a Marechal Rondon

Saudações amigos da Estacioradiosite.com!

Hoje a professora Dinah Guimaraens me fez companhia até Boa Vista, capital da Roraima, eu precisava de um ortodentista para dar um jeitinho no meu aparelho e em Alto Alegre não tem nenhum. Acordamos bem cedo e pegamos uma carona com a primeira dama da cidade, Simone Oscar. Fomos até o posto médico do exército, fui muito bem atendida por um major que por me contou que estudou em Petrópolis no Rio de Janeiro.

Depois aproveitamos que tinhamos o motorista da primeira dama a nossa disposição enquanto ela estava numa reunião e demos umas voltas pela cidade. Conhecemos a Orla Taumanãn, tiramos foto num monumento com o Marechal Rondon e os índios nativos da região, e com o Makunaíma, que é um mito local.

Passamos em umas lojinhas de artesanato indígena pra fazer umas comprinhas, conhecemos a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo que existe a mais de 200 anos e depois fomos buscar a primeira dama onde a deixamos.

Almoçamos com o prefeito de ALto Alegre, e viemos para a lan house para o funcionário da prefeitura de Alto Alegre trabalhar enviando relatórios do bolsa família para o Governo Federal, já que internet na cidade é um pouco lenta e acaba atrasando o trabalho.

E eu que não sou boba nem nada aproveitei a oportunidade para postar estas coisas pra vocês. Daqui a pouco voltaremos para ALto Alegre e vamos ajudar nas atividades dos outros rondonistas que ficaram na cidade trabalhando.

Reportagem: Tammy Freitas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Brasil Mostra a sua Cara!"

Aulas de manejo florestal
O rondonista Douglas Rios ministrando aula de manejo florestal

Lívia França dando aula de gestão de negócios

Caros amigos da Estacioradiosite.com!

Hoje tivemos um dia repleto de atividades, todas as oficinas foram realizadas com sucesso e os alunos são muito interessados.
Os rondonistas da Estácio estão percebendo cada vez mais a importância deste trabalho, toda vez que saímos pela cidade, encontramos vários alunos que dizem:
- Professor! Passeando pela cidade?
- Professor, gostei muito da aula hoje hein!
- Oi professora, amanhã eu vou pra aula tá?

É um reconhecimento, um carinho muito grande que a população de Alto Alegre tem revelado para nós. Inclusive os próprios funcionários da prefeitura estão smepre perguntando se precisamos de algo e quando precisamos eles são os primeiros a ajudar. O psicólogo Glauber do Centro Regional de Ação Social, o CRAS, passou uma noite inteira fazendo os crachás dos nossos alunos e no dia seguinte estava acordado bem cedo pronto para nos ajudar em todas as nossas atividades.

Hoje uma aluna da turma de comunicação empresarial me perguntou o seguinte:
- Professora, o que vocês ganha com esse trabalho?
Quando eu respondi que não ganhamos nada de material, ela ficou emocionada e agradeceu. Também pedi aos alunos que escrevessem um texto sobre o Projeto Rondon aqui em Alto Alegre e quase todos falaram que o trabalho é a coisa mais importante que aconteceu na cidade, para eles o Projeto Rondon é uma espécie de solução que vai mudar a vida deles.

Assim como os alunos, nós rondonistas e instrutores desta população ficamos orgulhosos em poder ajudar este povo tão alegre, receptivo e carente de informação.

Agora eu me pergunto, será que alguém teria coragem de cobrar algum bem material para fazer parte do Projeto Rondon? Acho que só quem não entende o verdadeiro sentido deste projeto, mais do que cidadania, nós levamos esperança de um futuro melhor para estes cidadãos tão brasileiros quanto nós.

Reportagem: Tammy Freitas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mãos a obra!

Casa típica de Alto Alegre, cores vivas
Rua principal, árvores e asfalto


Antena parabólica para captar mehor o sinal da televisão, muito comum na região


Mais um tipo de aqruitetura local, o bar com cores fortes


Professora Dinah e o escritor Jacó Justino


Alunos de gestão de negócios

Alunos descobrindo quais as salas das oficinas


Alunos indo para a aula de informática

Prefeito Viru Oscar, a primeira dama Simone e o presidente da Câmara Municipal Erley Cunha

O rondonista Douglas Rios ministrando o curso de Manejo Florestal


Olá queridos amigos!

Hoje começou oficialmente nossas atividades pedagógicas com os moradores de Alto Alegre, a abertura das oficinas foi feita com a participação do prefeito Sr. Viru Oscar, a primeira dama e também secretária de Ação Social, o presidente da Câmara Municipal, alguns vereadores e secretários. Em seu discurso o prefeito enfatizou a importância da oficina de rádio já que no final do próximo mês será inaugurada uma rádio AM em Alto Alegre.

As oficinas de turismo, rádio, informática, manejo florestal não madereiro e gestão de negócios foram muito procuradas, os moradores lotaram a escola para assistir as aulas e muitos conseguiram se inscrever para as oficinas na última hora. A oficina de informática teve um público bastante diversificado, já que alguns estão familiarizados com a tecnologia e outros nem ao menos sabem ligar um computador. Em gestão de negócios a professora rondonista Lívia França teve que lidar com preconceito de alguns alunos que diziam achar um absurdo um homosexual na gestão de qualquer negócio, Lívia contornou a situação fazendo um breve discurso sobre preconceito e deixou que os alunos refletissem sobre este assunto, ela conta com a consciência e bom senso destes alunos para que esse tipo de reação acabe.
Os rondonistas fizeram um ótimo trabalho, os alunos e professores elogiaram o trabalho de todos e após as muitas atividades, tivemos um intervalo para o almoço e retomamos as atividades na parte da tarde.
No período da tarde, a professora antropóloga e arquiteta Dinah Guimaraens deu umas voltas pela cidade, na verdade ela se perdeu em uma cidadezinha que tem apenas uma rua principal e algumas transversais. Ela fez algumas observações sobre a arquitetura de Alto Alegre. Segundo ela, as contruções são bem peculiares e tem muitas referências à origem rural. Os moradores e comerciantes são auto-construtores, eles utilizam cores vivas nas fachadas. O urbanismo da rua principal da cidade possui árvores podadas e muitas mangueiras frondosas. A vida dos vizinhos revela traços de famílias grandes, com muitos familiares e parentes morando próximos uns dos outros.
Ainda em sua caminhada pela cidade, Dinah conheceu um historiador local chamado Jacó Justino que já escreveu 10 livros sobre os mitos locais como Makunaíma e o Boto. Além disso, ele fez um levantamento de ervas e produtos animais como medicamentos para a cura de várias doenças. Em seu livro de poesias, Justino fez também um glossário com expressões locais.
No final do dia, foi apresentado o filme "O último samurai" pelo rondonista Douglas Rios que irá ministrar as aulas de Kenjutsu a partir de amanhã no ginásio esportivo da cidade. O Kenjustu é um tipo de arte marcial japonesa que ajuda tanto na disciplina quanto na concentração e na desefa pessoal.

É claro que nem tudo são flores, alguns rondonistas ficaram doentes, mas já foram medicados, os casos foram simples, basicamente febre, constipação intestinal e garganta inflamada. Todos puderam descansar após as atividades e devidamente medicados já estão melhores.

Em nome de todos os rondonistas agradeço a prefeitura de Alto Alegre pelo incentivo, cuidado e atenção que tem tido com todos nós! Obrigada!
Reportagem: Tammy Freitas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Programa de Índio"

Nome de um sítio de Alto Alegre - RR
Índios wapixanas

Rondonistas aproveitando a oportunidade para fotografar os wapixanas


Esposa do tuxaua da comunidade indígena da Barata, o tuxaua é carioca da favela da Rocinha no Rio de Janeiro

Crianças wapixana

Rondonistas junto com o capitão Vial, a secretária de Ação Social Simone e a assistente social Elizabeth


Os rondonistas Lívia, Douglas Rios e Tammy Freitas no Igarapé

Lívia, Mônica, Simiramis, Gláucia e professor Fernandez

Olá amigos da estacioradiosite.com!

Nesta segunda-feira, fizemos muitas atividades, acordamos cedo, tomamos café da manhã e começamos a agilizar os detalhes das aulas que iremos ministrar amanhã. Ficamos felizes quando nos pediram pra abrir mais vagas pois as inscrições de nossos cursos haviam esgotado e muitos ficaram de fora. Acabamos abrindo mais vagas e praticamente duplicamos o número de alunos para as oficinas de rádio, gestão, comunicação empresarial, turismo e informática.


Na hora do almoço tivemos a companhia do capitão Vial, ele foi acompanhado do sargento Lewiski, fotógrafo oficial da Operação Centro-Norte. O capitão ficou contente com nossa grade de atividades e principalmente por nos encontar bem alojados, com uma ótima refeição preparada com muito carinho pelas cozinheiras da escola onde estamos hospedados.

Depois de bater bastante papo, e descansar, pegamos a caminhonete do prefeito de Alto Alegre, Sr. Viru Oscar Friedrich e seguimos viagem para conhecer algumas tribos indígenas próximas da cidade. Primeiro conhecemos alguns índios wapixana, muito receptivos, falaram o dialeto deles e cantaram para nós, é claro que depois tivemos que comprar alguns artesanatos! Fizemos com as compras com o maior prazer!

Fato curioso aconteceu assim que chegamos nesta aldeia, eles haviam matado um cágado para a refeição, eles vivem basicamente da caça, pesca e do bolsa família. Um dos índios desta aldeia ficou muito entusiasmado com nossas idéias de contruir uma aldeia para a prática de turismo sustentável e preservação da cultura deles.

Depois conhecemos os índios macuxis em Pium, lá existe uma maloca muito grande, é lá onde são feitas as grandes reuinões tribais, além de ser um espaço recreativo, a maioria dos ínidos da região gostam de jogar futebol. Lá não ficamos tão livres para fazer registros fotográficos porque o tuxaua local (líder indígena) não estava presente, e só ele pode liberar a gravação, visitação e atividades na aldeia. Mesmo assim fizemos alguns registros fotográficos antes de conhecermos as regras.

Ainda conhecemos o rio Uirarucoera. Subindo este rio algumas horas de barco encontram-se os índios yanomanis, os mais primitivos do Brasil.

Na margem deste rio, tomamos um refrigerante chamado "tuchaua", o sabor é muito parecido com o Toby do Rio de Janeiro, nos refrescamos, e continuamos viagem rumo ao nosso alojamento em Alto Alegre.
No caminho de volta para a cidade, encontramos um sítio chamado "Picinão de Ramos", como nosso grupo é formado apenas de cariocas, todos acharam muito engraçado, já que no Rio de Janeiro existe uma piscina artificial feita com areia de praia com o mesmo nome.

Ainda no retorno a Alto Alegre encontramos um tamanduá próximo da pista, o anjo (soldado que acompanha a nossa equipe), um rondonistas e a repórter aqui correram para fotografá-lo, mas ele foi mais esperto e rápido que nós, ele sumiu na mata e tudo o que que conseguimos foi "tirar" boas risadas de nossos amigos rondonistas que preferiram esperar no carro.

Chegamos na cidade, tomamos banho, jantamos e começamos a revisar nossas aulas de amanhã, agora vamos descansar pra começar nosso trabalho amanhã!

Não deixem de ler nossas postagens diárias!


Reportagem: Tammy Freitas

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Finalmente chegamos em Alto Alegre!

Ìndios macuxi
Rondonistas com o tuxaua macuxi
Conhecendo a comunidade macuxi perto de Alto Alegre
O Igarapé a caminho de Alto Alegre
Rondonistas se divertndo no Igarapé

Oi amigos da estacioradiosite.com!

Mais novidades direto do Projeto Rondon, operação Centro Norte, Alto Alegre - RR. Bom, o que eu temia aconteceu, fiquei sem almoço para deixar vocês a par das novidades, mas enfim, comi um lanchinho no ônibus a caminho de Alto Alegre.

No caminho de Alto Alegre paramos em um igarapé, àgua cristalisna e alguns banhistas curtiam a tarde de domingo, os rondonistas é claro ficarma com água na boca, loucos para dar um mergulho mas ainda tinhamos que seguir viagem, curtimos a vista e seguimos caminho. Ainda antes de nosso destino final, a cidade de Alto Alegre, paramos em uma maloca, conhecemos alguns índios, fotografamos e corremos para o ônibus, porque acreditem se quiser, ainda tinhamos mais estrada pela frente!

Chegamos em Alto Alegre, tivemos uma ótima recepção, estamos hospedados em uma escola, passamos a tarde nos organizando, depois de tanto viajar precisavamos dar uma relaxada! Tivemos um jantar maravilhoso, feito com todo carinho por uma cozinheira da escola. Bom e finalmente ttivemos um horário livre pra descansar. Mas adivinhem? A repórter aqui correu pra única lan house da cidade para andar notícias!

Nossos planos amanhã são: Conhecer os lugares onde serão ministradas nossas aulas e nos concentrarmos para o trabalho na terça-feira.

Continue acompanhando nosso blog, mais notícias a qualquer momento!

Reportagem: Tammy Freitas

Muitas Novidades!

Rondonistas Tammy, Emanuelle e Lívia na festa de abertura do Projeto Rondon em Boa Vista-RR
Equipe de rondonistas da Estácio de Sá-RJ, Glaucia, Tammy, Fernandez, Douglas, Lívia e Emanuelle

Rondonista da Universidade Federal da Bahia dormindo no aeroporto de Brasília
Rondonistas da Estácio de Sá aguardando o avião do Rio de Janeiro
Rondonistas da Universidade Federal da Bahia, descansando após o almoço no aeroporto

Olá queridos amigos da Estacioradiosite.com!
Desde a última vez que postei em nosso blog muitas coisas aconteceram, então vamos aos acontecimentos!

Primeiro tenho que falar de nossa viagem, depois que saímos do aeroporto de Belo Horizonte, nosso avião sofreu uma pane hidráulica e teve que parar no aeroporto de Brasília, não houve nenhum acidente, apenas tivemos que aguardar uma outra aeronave sair do Rio de Janeiro para nos buscar em Brasília para só então continuarmos nossa viagem. O fato é que ficamos mais de 3 horas no aeroporto de Brasília, os rondonistas mostravam sinais de cansaço, alguns dormiram nos bancos do saguão, outros decidiram andar um pouco pra encontrar comida.

Depois que pegamos o novo avião, fizemos mais uma parada no Pará apenas para abastecer e seguimos rumo a Boa Vista, RR.

Chegamos em Boa Vistas por volta da meia noite pelo horário de Brasília, 22h no horário daqui de Roraima. Fomos levados para os alojamentos, mulheres pra um lado e homens para o outro, tivemos cerca de 30 minutos para nos arrumar e seguir até o jantar oferecido para rondonistas.

O jantar foi na verdade uma grande festa, rondonistas de todo o país reunidos dançando, comendo e bebendo. Como nosso vôo atrasou devido a pane, estávamos muito cansados e não aproveitamos muito a festa, digo isso pelos cariocas, porque os mineiros de Governador Valadares não ficaram por baixo, curtiram tanto quanto os outros rondonistas que chegaram mais cedo na cidade e tiveram tempo de descançar.

Bom, isso tudo aconteceu ontem, nossa viagem foi longa porém tranquila.

Hoje acordamos às 6h com os soldados tocando cornetas, a famosa alvorada, tomamos café da manhã com direito a frutas, pães fabricados pelo próprio exército, iogurte, mel, leite, ovos, tudo que merecíamos!!
Depois fomos para o auditório da Universidade Federal de Roraima, lá teve a abertura oficial do projeto, a cerimônia contou coma presença de diversos oficiais e o governador de Roraiama, José Anchieta Júnior e o comandante Vitório, responsável pelo Projeto Rondon.

O governador fez uma palestra com o tema "Integrar para não entregar", o lema antigo do Projeto Rondon, ele falou sobre a Amazônia, enfatizou a importância dos indíos no Estado, já que cerca de 41% da população ingídena do Brasil está localizado no Estado e ainda contou sua história de rondonista. O governador que é natural do Ceará relembrou quando ele participou do projeto em sua terra natal.

Bom, eu agora estou no horário do almoço, dei uma fugida pra contar tudo isso pra vocês, agora tenho que ir antes que eu fique sem comida!

Fui