segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Programa de Índio"

Nome de um sítio de Alto Alegre - RR
Índios wapixanas

Rondonistas aproveitando a oportunidade para fotografar os wapixanas


Esposa do tuxaua da comunidade indígena da Barata, o tuxaua é carioca da favela da Rocinha no Rio de Janeiro

Crianças wapixana

Rondonistas junto com o capitão Vial, a secretária de Ação Social Simone e a assistente social Elizabeth


Os rondonistas Lívia, Douglas Rios e Tammy Freitas no Igarapé

Lívia, Mônica, Simiramis, Gláucia e professor Fernandez

Olá amigos da estacioradiosite.com!

Nesta segunda-feira, fizemos muitas atividades, acordamos cedo, tomamos café da manhã e começamos a agilizar os detalhes das aulas que iremos ministrar amanhã. Ficamos felizes quando nos pediram pra abrir mais vagas pois as inscrições de nossos cursos haviam esgotado e muitos ficaram de fora. Acabamos abrindo mais vagas e praticamente duplicamos o número de alunos para as oficinas de rádio, gestão, comunicação empresarial, turismo e informática.


Na hora do almoço tivemos a companhia do capitão Vial, ele foi acompanhado do sargento Lewiski, fotógrafo oficial da Operação Centro-Norte. O capitão ficou contente com nossa grade de atividades e principalmente por nos encontar bem alojados, com uma ótima refeição preparada com muito carinho pelas cozinheiras da escola onde estamos hospedados.

Depois de bater bastante papo, e descansar, pegamos a caminhonete do prefeito de Alto Alegre, Sr. Viru Oscar Friedrich e seguimos viagem para conhecer algumas tribos indígenas próximas da cidade. Primeiro conhecemos alguns índios wapixana, muito receptivos, falaram o dialeto deles e cantaram para nós, é claro que depois tivemos que comprar alguns artesanatos! Fizemos com as compras com o maior prazer!

Fato curioso aconteceu assim que chegamos nesta aldeia, eles haviam matado um cágado para a refeição, eles vivem basicamente da caça, pesca e do bolsa família. Um dos índios desta aldeia ficou muito entusiasmado com nossas idéias de contruir uma aldeia para a prática de turismo sustentável e preservação da cultura deles.

Depois conhecemos os índios macuxis em Pium, lá existe uma maloca muito grande, é lá onde são feitas as grandes reuinões tribais, além de ser um espaço recreativo, a maioria dos ínidos da região gostam de jogar futebol. Lá não ficamos tão livres para fazer registros fotográficos porque o tuxaua local (líder indígena) não estava presente, e só ele pode liberar a gravação, visitação e atividades na aldeia. Mesmo assim fizemos alguns registros fotográficos antes de conhecermos as regras.

Ainda conhecemos o rio Uirarucoera. Subindo este rio algumas horas de barco encontram-se os índios yanomanis, os mais primitivos do Brasil.

Na margem deste rio, tomamos um refrigerante chamado "tuchaua", o sabor é muito parecido com o Toby do Rio de Janeiro, nos refrescamos, e continuamos viagem rumo ao nosso alojamento em Alto Alegre.
No caminho de volta para a cidade, encontramos um sítio chamado "Picinão de Ramos", como nosso grupo é formado apenas de cariocas, todos acharam muito engraçado, já que no Rio de Janeiro existe uma piscina artificial feita com areia de praia com o mesmo nome.

Ainda no retorno a Alto Alegre encontramos um tamanduá próximo da pista, o anjo (soldado que acompanha a nossa equipe), um rondonistas e a repórter aqui correram para fotografá-lo, mas ele foi mais esperto e rápido que nós, ele sumiu na mata e tudo o que que conseguimos foi "tirar" boas risadas de nossos amigos rondonistas que preferiram esperar no carro.

Chegamos na cidade, tomamos banho, jantamos e começamos a revisar nossas aulas de amanhã, agora vamos descansar pra começar nosso trabalho amanhã!

Não deixem de ler nossas postagens diárias!


Reportagem: Tammy Freitas

4 comentários:

  1. Pessoal!! lindo projeto...estou acompanhando vcs.

    Parabéns!

    Leticia Calhau

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal!!! Estou adorando acompanha-los todos os dias, as fotos estão ótimas, lindos lugares, aproveitem bastante esse momento!!!!

    Aproveito p/mandar um beijo especial p/meu namorado o rondonista Douglas Rios!!!!!

    Sabrina.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho e estenda os cumprimentos a todos. Os registros estão ótimos! Pede o pessoal para não esquecer de contabilizar o número de pessoas que vocês estão atendendo. É superimportante para o relatório final que prestamos conta ao MD.
    Abração, Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo grande trabalho e amor de todos...
    é com muito orgulho que tenho acompanhado vocês.
    deixando desde já um grande beijo pra minha amiga Lívia França e um abraço para todos desse lindo projeto.
    Sidney França.

    ResponderExcluir